Home Theater
Conceito
O funcionamento de um home theater não é muito diferente do que se vê nas grandes salas de cinema. Este sistema usa vários canais independentes de áudio para inserir o espectador na cena do filme ou de um show, auxiliado por uma TV e/ou projetor de alta definição - geralmente, de grandes formatos.
Dos mais simples aos mais sofisticados, os home theaters são as vedetes da maioria das residências atuais. Além de deixar o ambiente mais envolvente, o sistema tem o caráter de reunir a família para a diversão de todos.
ESTRUTURA
Assim como acontece com a automação, o ambiente do home theater exige uma estrutura específica. Há distâncias, alturas e distribuição de pontos que necessitam de localização precisa para que os efeitos do sistema aconteçam de forma correta. Se as caixas acústicas não forem posicionadas corretamente, o espectador perderá o efeito envolvente que é característico nas salas de cinema.
QUAL É O SISTEMA CORRETO PARA O MEU AMBIENTE?
Essa é uma resposta que apenas os consultores especializados lhe darão de forma correta. As opções de sistemas são inúmeras, dependendo das características do ambiente de cada cliente. Os sistemas modulares são muito melhores por isso – têm soluções que se adequam e, em muitos casos, resolvem problemas estruturais que a sala apresenta para a montagem correta de um home theater.
Teto com rebaixo de gesso, pouca área envidraçada e um bom posicionamento da porta de acesso são algumas variáveis que ajudam bastante.
EQUIPAMENTOS
Para montar um home theater você irá precisar de alguns equipamentos que são essenciais: um receiver, um sistema com seis caixas acústicas, cabeamento adequado e uma TV ou projetor de alta definição. Não vamos esquecer das fontes de áudio e vídeo, por exemplo: TV por assinatura, DVD, Blu-ray, iPod, vídeo game.Sustentabilidade é um conceito cada vez mais presente em nosso cotidiano. Quem investe em automação, estará assegurando um controle muito maior do gasto de energia e certos sistemas que utilizam água, como irrigação de jardim e banheiras.
RECEIVER
: é o coração do sistema, onde todas as fontes de áudio e vídeo são ligadas. Ele processa o sinal recebido de cada uma das fontes, “entendendo” se o áudio delas é estéreo (2 canais) ou multicanal (5.1, 6.1, 7.1 canais, etc). Ele também amplifica e distribui para as caixas de som o sinal que cada uma deve reproduzir. O receiver também manda para a TV ou projetor a imagem da fonte que ele está reproduzindo. Pode, ainda, enviar para outros ambientes uma fonte de áudio e/ou vídeo independente da que está sendo reproduzida no home theater.
CAIXAS ACÚSTICAS
o diferencial do home theater é seu efeito envolvente de som, fazendo com que o espectador se sinta parte da cena. Para que isso aconteça, é preciso de uma caixa central, que reproduz a maior parte dos diálogos de cena e alguns efeitos que vêm do centro da cena. As duas caixas frontais são responsáveis pelos efeitos que vêm dos cantos da cena principal. As traseiras, conhecidas como “surround”, são instaladas na lateral ou ligeiramente atrás do sofá e reproduzem os efeitos que insere o espectador no meio da cena, passando por ele sons de tiros, portas batendo, aviões passando. O subwoofer é uma caixa amplificada internamente, precisa ser instalado diretamente no chão e, de preferência, em algum canto da sala. Ele reproduz os sons mais impactantes, como explosões, batidas de carros, avalanches. As caixas variam de tamanho e tipo, adequando-se ao estilo, arquitetura e área de cada ambiente